EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA: PARA SAIR DO SÉCULO XIX

Eliane Pardo, Luis Carlos Rigo

Resumo


Tomando como palco o debate referente ao processo de constituição das ciências humanas através de algumas contribuições de Merleau-Ponty e Michel Foucault, esta pesquisa teórica tomou como campo de problematização algumas preocupações emergentes do âmbito acadêmico da EF (Educação Física). Constituíram-se alvo de nossa investigação questões referentes à constituição da EF como um corpo de conhecimentos amalgamados seja através de uma ciência, seja via uma teoria científica para a EF, ou ainda de uma outra ciência que subsidie a prática da EF. Ancorando-nos em algumas teses arquiológicas de Foucault sobre o problema, as dificuldades e a necessidade ou não das ciências humanas se fundarem como ciência, levantamos aqui a hipótese de pensarmos o problema dos saberes na EF sem apresentar como condição fundante sua cientificidade.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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