EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DITADURA MILITAR NO BRASIL (1968-1984): ENTRE A ADESÃO E A RESISTÊNCIA
Resumo
O trabalho procura deslindar representações da comunidade acadêmica brasileira acerca das relações entre educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1964 -1985). Tal intento se realizou a partir de um diálogo com a historiografia das áreas de educação e
educação física, na tentativa de verificar a construção daquelas representações, bem como a partir de uma pesquisa que tomou como fontes privilegiadas um periódico oficial dos anos da ditadura, os programas escolares para a educação física na cidade de Curitiba e o depoimento de professores escolares. Conclui que aquelas representações não tem correspondente
necessário nas práticas reais dos agentes escolares, certamente por não levar em conta a experiência histórica daqueles agentes.
educação física, na tentativa de verificar a construção daquelas representações, bem como a partir de uma pesquisa que tomou como fontes privilegiadas um periódico oficial dos anos da ditadura, os programas escolares para a educação física na cidade de Curitiba e o depoimento de professores escolares. Conclui que aquelas representações não tem correspondente
necessário nas práticas reais dos agentes escolares, certamente por não levar em conta a experiência histórica daqueles agentes.
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