A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS NO PROJETO SÊNIOR PARA A VIDA ATIVA DA USJT: UMA EXPERIÊNCIA RUMO À AUTONOMIA
Resumo
O objetivo do trabalho é relatar as reflexões suscitadas entre os educadores do Projeto Sênior na implantação de um programa de educação física para idosos, como essas reflexões se materializaram na prática e os primeiros resultados produzidos. O projeto foi implementado visando à construção de conhecimentos necessários à aquisição de autonomia para a prática de atividades físicas e sobre o processo de envelhecimento. Em virtude do caráter educativo, tornou-se relevante refletir sobre quais concepções de saúde, velhice e educação permeariam as ações. O projeto adotou como bases teóricas o ideário da promoção da saúde, a teoria da velhice bem-sucedida e a pedagogia da autonomia (Paulo Freire). A organização didática e o ensino fundamentam-se em Coll e colaboradores. Resultados preliminares indicaram, entre os idosos, incremento do empowerment individual, mas não do empowerment coletivo.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexadores
![](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/scopus.jpg)
![WEB OF SCIENCE (ISI)](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/isi.jpg)
![SCIELO](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/scielo.jpg)
![LILACS](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/lilacs.jpg)
![LATINDEX](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/latindex.jpg)
Bases de dados
![Portal de Periódicos da CAPES](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/portal_capes.jpg)
![DOAJ](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/doaj.jpg)
![PKP](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/pkp.png)
![ULRICHS WEB](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/ulrich.png)
![LiVre](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/livre.gif)
![CCN](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/ccn.jpg)
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.