A formação de professores de educação física: quais saberes e quais habilidades

Anna Maria Salgueiro Caldeira

Resumo


  O texto aborda inicialmente quatro princípios orientadores da formação docente inicial e continuada. Esses princípios deveriam perpassar a formação de docentes de qualquer área de conhecimento, possibilitando condições para que os mesmos possam construir saberes e habilidades necessários à sua prática profissional. São eles: intencionalidade do trabalho docente; articulação teoria-prática no processo de formação; trabalho coletivo na escola; reconhecimento do caráter subjetivo e social do trabalho docente. Em seguida, relata e analisa uma reunião de professores de uma escola municipal, em que se faz uma avaliação dos ‘jogos de interação’, tendo como referência os princípios acima referidos. Para finalizar, a partir de uma concepção de saber docente cotidiano, apresenta um exemplo de processo de construção de saber docente, orientado pelos referidos princípios.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.