EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIA E CULTURA

Emerson Luís Velozo

Resumo


Este artigo discute algumas características da ciência moderna, as quais têm influenciado a prática acadêmica na Educação Física e contribuído para que algumas das suas subáreas tornem-se hegemônicas. Isso tem implicado numa visão fragmentada, naturalizada e universalizada de ser humano e de realidade social. Alguns pressupostos defendidos pelo pensamento antropológico – a compreensão da realidade como dimensão cultural e simbólica, a noção de fato social total e a concepção sintética de homem – podem contribuir para desfragmentar, desnaturalizar e desuniversalizar o saber científico sobre a realidade social. Estes pressupostos podem fornecer subsídios para a compreensão da tradição acadêmica da Educação Física e para a sua discussão epistemológica.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
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