A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ELEMENTOS PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO

Eduardo Jorge Souza da Silva

Resumo


O artigo sistematiza os elementos centrais na proposta da disciplina Educação Física para o Currículo da Educação Infantil da Secretaria de Educação do Município de Olinda, PE. A abordagem tem como aporte teórico a psicologia socio-histórica, Vygotsky (1989), Leontiev (1988) e a concepção teórico-metodológica defendida pela perspectiva da Cultura Corporal (1992). Defende-se a superação de uma visão naturalizante do comportamento lúdico infantil, compreendendo que ele se dá na inserção da criança na cultura e nas relações sociais humanas de forma geral, e de forma particular nas relações pedagógicas
dentro da escola.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.