Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RBCE (ISSN 0101-3289; eISSN 2179-3255), editada de forma trimestral pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), publica artigos originais em português, espanhol ou inglês, oriundos de pesquisa que envolvam reflexão teórica aprofundada e ou investigação empírica rigorosa, assim como artigos de revisão e resenhas, sobre os diferentes temas que compõem a área de Educação Física/Ciências do Esporte e que espelhem a grande diversidade e variedade teórica, metodológica, disciplinar, interdisciplinar e geográfica das pesquisas nacionais e internacionais neste campo.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Aceita artigos oriundos de pesquisas empíricas ou teóricas originais sobre temas relevantes e inéditos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Aceita trabalhos cujo objetivo é sintetizar e/ou avaliar trabalhos científicos já publicados, estabelecendo um recorte temporal e/ou geográfico para análise da literatura consultada.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Aceita resenhas de livros recém lançados.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões à RBCE podem ser realizadas a qualquer tempo, em sistema de demanda contínua, e os trabalhos devem ser direcionados para uma de nossas três seções descritas acima. A RBCE conta com um grupo de pareceristas especialistas nas áreas temáticas da Educação Física/Ciências do Esporte e áreas afins. Os manuscritos que atenderem as instruções aos autores são submetidos, com a supressão da identificação da autoria do trabalho, ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, que os apreciarão observando o sistema peer-review. Aqueles que recebem avaliações discordantes são encaminhados a um terceiro parecerista para fins de desempate. Manuscritos aceitos, ou aceitos com indicação de reformulação, podem retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações no processo de editoração.

 

Periodicidade

A RBCE tem periodicidade quadrimestral e é publicada no formato impresso e eletrônico simultaneamente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Apresentação

A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (ISSN 0101-3289) é um dos mais tradicionais e importantes periódicos científicos brasileiros na área de Educação Física/Ciências do Esporte, indexada em indicadores internacionais, reconhecida como B1 no sistema de avaliação Qualis/Capes (triênio 2010-2012). Publicada trimestralmente, tem como atuais editores os professores Dr. Alexandre Fernandez Vaz, Dr. Felipe Quintão de Almeida e Dr. Jaison José Bassani.

 

Breve Histórico da RBCE

Há mais de três décadas a Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), publicada sob a responsabilidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), vem contribuindo com a tarefa de divulgar, mas também de intervir na produção de conhecimento em Educação Física/Ciências do Esporte. Ao longo da trajetória de sua publicação, a RBCE, editada de forma quadrimensal, vem registrando a história da Educação Física brasileira a partir de diferentes olhares e concepções, de distintas abordagens, temas, objetos e problematizações e publicando artigos originais em português, espanhol ou inglês, oriundos de pesquisa, teóricas ou empíricas, assim como artigos de revisão, resenhas e trabalhos que envolvam reflexão teórica aprofundada e ou investigação empírica rigorosa sobre os diferentes temas que compõem a área de Educação Física/Ciências do Esporte. Por ocasião do lançamento da RBCE em setembro de 1979 e nos dez anos seguintes, a revista privilegiou a publicação de artigos originais, crônicas, notícias, anais de congressos, cursos, relatos de experiências, entrevistas, cartas de leitores, resenhas de teses e dissertações, além de focalizar temas como motricidade humana, dirigente esportivo, educação física especial, entre tantos outros, além de trabalhos referentes aos dez anos do CBCE. O volume 12, aglutinando os números 1, 2 e 3 e publicado em 1992, configurou a primeira edição temática da revista, focalizando o tema do lazer. Durante a década de 1990, as edições temáticas foram mantidas e os temas determinados a partir das demandas dos associados, das Secretarias Estaduais e também considerando-se os eventos organizados pelo CBCE. Ensino da Educação Física, aprendizagem motora, currículo, questões de gênero, legislação, metodologia do ensino, avaliação, esporte, comunicação e mídia, lazer e meio ambiente, conferências e textos apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, orientaram as edições temáticas daquela década. A partir de 2000 foram abordadas as seguintes temáticas:

Vol. 22, n. 1 (Set/2000) Epistemologia e Educação Física;

Vol. 22, n. 2 (Jan/2001) Saúde e Qualidade de Vida;

Vol. 22, n. 3 (Mai/2001) Formação Profissional Docente e Prática Educativa em Educação Física;

Vol. 23, n. 1 (Set/2001) As Cartas Brasileiras de Educação Física;

Vol. 23, n. 2 (Jan/2002) Educação Física Escolar;

Vol. 23, n. 3 (Mai/2002) Atividade Física e Envelhecimento;

Vol. 24, n. 1 (Set/2002) Bases Biológicas da Educação Física e Esporte;

Vol. 24, n. 2 (Jan/2003) Pós-Graduação em Educação Física e Esporte;

Vol. 24, n. 3 (Mai/2003) Políticas Públicas em Educação Física, Esporte e Lazer;

Vol. 25, n. 1 (Set/2003) História da Educação Física e Esporte I;

Vol. 25, n. 2 (Jan/2004) Histórica da Educação Física e Esporte II;

Vol. 25, n. 3 (Mai/2004) Educação Física Adaptada;

Vol. 26, n. 1 (Set/2004) Treinamento em Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 26, n. 2 (Jan/2005) Linguagem, Comunicação, Mídia e Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 26, n. 3 (mai/2005) Infância e Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 27, n. 1 (set/2005) Doping, Desempenho e Vida;

Vol. 27, n. 2 (jan/2006) Jogo e Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 27, n. 3 (mai/2006) Saúde, Sociedade e Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 28, n. 1 (set/2006) O Local e o Global na Prática Cotidiana da Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 28, n. 2 (jan/2007) Didática, Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 28, n. 3 (mai/2007) Meio Ambiente;

Vol. 29, n. 1 (set/2007) Avaliação da Produção Científica em Educação Física/Ciências do Esporte;

Vol. 29, n. 2 (jan/ 2008) Biodinâmica do Movimento Humano;

Vol. 29, n. 3 (mai/2008) Marketing da Atividade Física e do Esporte;

Vol. 30, n. 1 (set/2008) O Estatuto de Defesa do Torcedor e o Espetáculo Esportivo.

O vol. 30, n. 1 (set/2008) da RBCE demarca uma suspensão da orientação temática que vinha regendo a dinâmica editorial da revista, um deslocamento importante de indução da demanda de trabalhos na Educação Física/Ciências do Esporte. Esse remate coloca-se em favor do movimento da própria área, que tem se fortalecido com a criação de novos programas de pós-graduação e com o incremento na divulgação do conhecimento científico por meio da publicação de artigos com distintos enfoques e oriundos de investigações em diferentes linhas de pesquisa. A partir de setembro de 2008, por ocasião do seu vigésimo nono aniversário, ao lado das comemorações dos trinta anos do CBCE, a RBCE ganha sua versão digital junto ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER), favorecendo a ampliação da disseminação, da transferência de informações científicas e o intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, estudantes e profissionais ligados à área da Educação Física/Ciências do Esporte e demais interessados. Fica o convite a pesquisadores e pesquisadoras para que continuem produzindo pesquisas que derivem em artigos originais, que elaborem artigos de revisão, que resenhem obras de colegas, enfim, que alimentem o debate vivo e rigoroso na Educação Física/Ciências do Esporte. A RBCE deverá continuar sendo, e cada vez de forma mais aprimorada, um veículo para esses esforços.



Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.