Coeducação e Educação Física escolar: uma ferramenta para abordar as relações de gênero nas práticas corporais

Fabiano Pries Devide, Cristina Maria da Rocha, Izabela dos Santos Moreira

Resumo


Esse relato de experiência apresenta resultados do projeto “Coeducação e Educação Física escolar: uma ferramenta para abordar as relações de gênero nas práticas corporais”, ocorrido em um Colégio Universitário. O objetivo foi sistematizar e aplicar a abordagem coeducativa na Educação Física escolar no Ensino Fundamental. O projeto se organizou em três fases: seminários de leitura, observação das aulas e intervenção pedagógica. Com base no diário de campo, resultados apontam para quatro categorias relacionadas à prática discente sobre as relações de gênero: exclusão por habilidade motora, machismo, sexismo e misoginia. A intervenção pedagógica gerou comportamentos de receptividade e resistência às atividades propostas e à problematização sobre gênero nas aulas.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.