CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DO IFF CAMPOS

Bruno dos Santos Del' Esposti, Julia de Fatima Ribeiro Gama, Gabriela Conceição de Souza

Resumo


RESUMO

No trabalho aqui proposto o objetivo foi o discutir como a Corrida de Orientação pode configurar uma possibilidade pedagógica na Educação Física escolar, considerando possíveis contribuições para o processo de aprendizagem, tendo em vista que esta prática pode vir a ser uma ruptura nas práticas hegemônicas dentro da escola. Nesta pesquisa qualitativa e descritiva, o método utilizado foi o estudo de caso em uma intervenção realizada a estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Participaram da atividade 138 estudantes que responderam a um questionário ao final. Concluiu-se que a Corrida de Orientação é uma viável ferramenta pedagógica com potencial motivacional por utilizar os conhecimentos de forma lúdica e possuir caráter interdisciplinar.

           

Palavras-chave: Corrida de Orientação; Esportes da Natureza; Educação Física Escolar

 

ORIENTEERING IN IFF CAMPOS HIGH SCHOOL

 

ABSTRACT

This work proposed here the goal was to discuss how the orienteering can set up an educational opportunity in Physical Education considering possible contributions to the learning process, given that this practice might be a break in the hegemonic practices within the school. In this qualitative and descriptive research, the method used was the case study in an intervention carried out for high school students at the Federal Fluminense Institute in Campos dos Goytacazes. 138 students participated in the activity and answered a questionnaire at the end. It was concluded that the Orienteering is a viable pedagogical tool with motivational potential because it uses knowledge in a ludic way and has an interdisciplinary character.

Keywords: Orienteering; Nature Sports; School Physical Education

 

CARRERA DE ORIENTACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA IFF CAMPOS

 

RESUMEN

En el trabajo propuesto aquí, el objetivo era discutir cómo la Carrera de Orientación puede configurar una posibilidad pedagógica en la Educación Física escolar, considerando posibles contribuciones al proceso de aprendizaje, considerando que esta práctica puede ser una ruptura en las prácticas hegemónicas dentro del escuela En esta investigación cualitativa y descriptiva, el método utilizado fue el estudio de caso en una intervención realizada para estudiantes de secundaria en el Instituto Federal Fluminense en Campos dos Goytacazes. 138 estudiantes participaron en la actividad, quienes respondieron un cuestionario al final. Se concluyó que la Carrera de Orientación es una herramienta pedagógica viable con potencial motivador porque utiliza el conocimiento de una manera lúdica y tiene un carácter interdisciplinario.

 

Palabras clave: Carrera de Orientación; Deportes de la naturaleza; Educación Física Escolar


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.