ATIVIDADES EXPRESSIVAS INCLUSIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA GINÁSTICA PARA TODOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Marcos Gabriel Schuindt Acacio, Rubens Venditti Junior

Resumo


O trabalho relata experiências envolvendo desdobramentos e dificuldades em desenvolver um projeto de extensão universitária de Ginástica para Todos (GPT), em contexto escolar, com alunos de uma escola pública estadual de Bauru-SP. As intervenções ofereceram oportunidades de práticas corporais sistematizadas e supervisionadas para grupos de pessoas com ou sem deficiências, por meio de vivências com diferentes interpretações da Ginástica (natural, construída, artística, rítmica, aeróbica), integrando-as juntamente com outras formas expressão corporal (dança, folclore, jogos, teatro, mímica) de forma livre e criativa. Por meio das atividades, foi possível ampliar o repertório cultural dos alunos, resultando em apresentações coreográficas desenvolvidas de forma conjunta com os alunos.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.