Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A publicação Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962), editada de forma semestral, publica experiências relacionadas à Prática de Ensino de Educação Física ou vinculadas ao trabalho de professores, objetivando compartilhar estudos, práticas, atividades e reflexões que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições. Além disso, publica temas monográficos que interessam à formação de professores, não necessariamente vinculadas à prática, mas como questões "transversais", como por exemplo: gênero, infância, violência, sexualidade, história, inclusão, entre outros. Os textos devem conter informações sobre o campo, o cenário no qual a atividade se desenvolve, a descrição da proposta, conclusões, bem como análise crítica da mesma.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos demanda contínua

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação Cadernos de Formação RBCE conta com um grupo de pareceristas especialistas nas áreas temáticas da Educação Física/Ciências do Esporte e áreas afins. Os manuscritos que atenderem as instruções aos autores serão submetidos, com a supressão da identificação da autoria do trabalho, ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, que os apreciarão observando o sistema peer-review. Aqueles que receberem avaliações discordantes serão encaminhados a um terceiro parecerista para fins de desempate. Manuscritos aceitos, ou aceitos com indicação de reformulação, poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações no processo de editoração do número para o qual foi submetido ou para números subseqüentes. Manuscritos recusados não serão devolvidos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


 

Apresentação

Os Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962), lançados em setembro de 2009 durante a realização do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, configuram-se como uma nova publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), estando disponível à comunidade tanto em versão digital como em versão impressa.

Associados à Revista Brasileira de Ciências do Esporte, os Cadernos se diferenciam dela em seu formato e propósitos, uma vez que contemplam experiências relacionadas à prática de ensino de Educação Física, objetivando compartilhar estudos, análises, propostas, comentários, relatos, práticas e atividades que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições nas quais os professores de Educação Física exercem seu ofício. Além disso, tratam de temas monográficos que interessam à formação de professores, seja no âmbito das práticas pedagógicas ou no que diz respeito a temas transversais, como infância, juventude, gênero, sexualidade, inclusão, entre outros.

Assim, os Cadernos de Formação RBCE se materializam em textos que procuram dialogar mais diretamente com o cotidiano daqueles que atuam no magistério (dentro e fora da escola), não apenas com seus fazeres, mas muito em função das possibilidades de reflexão que emergem das práticas e que sobre elas se debruçam. Configura-se como uma publicação serial, com duas edições por ano, sempre com um conjunto de textos de interesse dos professores e professoras de Educação Física no Brasil e também em outros países da América Latina.

Os Cadernos de Formação RBCE não publicam material necessariamente inédito ou oriundo de pesquisas, embora sejam eles, nos dois formatos, muito bem-vindos. Importante será sempre procurar, na pluralidade do nosso universo de atuação profissional, a melhor contribuição para a formação inicial e continuada de nossos pares.

Os Cadernos, em seu caráter ensaístico, procura dialogar com aqueles professores e professoras de Educação Física atuantes no magistério.

Os Cadernos de Formação RBCE têm como editor o professor Dr. Alexandre Fernandez Vaz e a professora Dra. Michelle Carreirão Gonçalves como editora-adjunta. Seu conselho editorial é formado por professores e/ou pesquisadores com ampla experiência no campo da Educação Física.



ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.