OS DESAFIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Go Tani

Resumo


A Pós-Graduação tem sido reconhecida como um dos componentes bem sucedidos do sistema educacional brasileiro. Entretanto ainda existem muitos desequilíbrios no que se refere a regiões geográficas, áreas de conhecimento, instituições e programas. Embora a Educação Física tenha uma tradição relativamente longa como uma prática profissional e como um curso de preparação profissional, ela é ainda recente no que diz respeito à Pós-Graduação. Por esse motivo, existem muitos desafios a serem enfrentados, alguns estruturais e outros circunstanciais. Dentre eles se destacam: a) a consolidação dos programas em funcionamento; b) a expansão do número de programas sem perder a qualidade; c) a reflexão sobre a base epistemológica dos programas para evitar a ampliação das ambiguidades no que se refere à identidade acadêmica da área; d) o aumento qualitativo e quantitativo da produção científica do corpo docente; e) a integração com a Graduação; f) a redefinição do perfil desejado do docente de ensino superior e g) a redução do desequilíbrio regional.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.