NO “OLHO DO FURACÃO”: UMA AUTOETNOGRAFIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

Fabiano Bossle, Vicente Molina Neto

Resumo


Este artigo trata da realização de uma autoetnografia em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Essa perspectiva metodológica foi adotada como parte da investigação sobre o trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas dessa rede de ensino, que incluiu, também, a realização de uma etnografia. O trabalho de campo autoetnográfico compreendeu o período de 17 meses – setembro de 2006 a janeiro de 2008. Destacamos a importância de realização de uma autoetnografia para compreensão das práticas educativas a partir do reconhecimento dos sentimentos e das emoções do próprio sujeito que pesquisa.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.