O FORDISMO ACADÊMICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Eduardo Rumenig Souza, Alexandre Luzzi, Benedito Pereira

Resumo


Apesar da consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física (PPG-EF), críticas têm sido evidenciadas. Dentre as principais destacam-se a formação técnica e a especialização nos períodos iniciais de formação científica, a distância entre conhecimento produzido e sociedade e a valorização quantitativa da produção bibliográfica, orientando os objetivos da pesquisa para a publicação. Denominamos esse  modo de produção científica defordismo acadêmico. Assim, o objetivo do ensaio é discutir a orientação política dos PPG-EF e problematizar suas implicações para produção do conhecimento e a formação acadêmica. A ênfase na produção bibliográfica e a desvalorização da EF enquanto área de intervenção pode comprometer a formação crítica e resultar em descaracterização da área.


Palavras-chave


Pós-graduação; política científica; produção do conhecimento

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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