TEXTO TELEVISIVO E EDUCAÇÃO INFANTIL: CONHECIMENTO COTIDIANO E TRABALHO PEDAGÓGICO

Martha Benevides Costa, Augusto Cesar Rios Leiro

Resumo


Esta pesquisa buscou identificar os sentidos que as crianças produzem para a educação física, a partir do texto televisivo sobre a cultura corporal e suas implicações pedagógicas nas aulas de educação física na educação infantil, para vislumbrar possibilidades de um projeto de educação física que auxilie as crianças a dialogarem com o texto televisivo. Tratou-se de uma pesquisa participante, na qual concluímos que o trabalho por temas geradores possibilita a integração da linguagem audiovisual na escola. Tal trabalho é mais amplo que a educação física e deve envolver toda a escola, mas ela tem papel significativo porque muito da relação criança-TV se faz pelo eixo corpo-movimento.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.