O POTENCIAL MERCANTIL DE UMA EQUIPE ESPORTIVA PROFISSIONAL: O CASO DO BASQUETEBOL DE LONDRINA (1997-2004)

Luiz Alberto Pilatti, Edson Hirata

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar como uma equipe de basquetebol masculino profissional se organiza administrativamente para participar dos campeonatos nacionais. A pesquisa, de cunho qualitativo, optou pelo estudo de caso como procedimento técnico e escolheu a equipe de Londrina para servir de caso. Entrevistas foram realizadas e documentos foram coletados para a discussão a respeito da arrecadação de receitas e da organização administrativa da equipe, entre os anos de 1997 e 2004. A respeito da análise da arrecadação de recursos financeiros, verificou-se que o basquetebol de Londrina sobrevive graças ao patrocínio e esse teve especial contribuição do poder público. As outras duas formas de arrecadação, venda de ingressos e de direitos de transmissão, angariaram valores insignificantes. A outra abordagem apurou que o potencial mercantil da modalidade pode ser estimado como mediano para baixo, uma vez que a sua exposição na mídia é elevada apenas regionalmente, seus resultados são intermediários e a sua organização, apesar de satisfatória, tem elevada subordinação ao poder público. Essa configuração dificulta a comercialização junto ao empresariado e não designa um porvir sereno.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.