EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Resumo
RESUMO: O objetivo deste relato é apresentar uma proposta de currículo de Educação Física cujasreferências são as abordagens críticas da educação e da educação física. Esta propostade trabalho vem sendo desenvolvida há três anos no Colégio Santo Antônio de BeloHorizonte, com resultados animadores e apontando um caminho, dentre váriosimagináveis, para abordar a educação física não mais como mera atividade escolar, massim como componente curricular da educação básica (LDB/96) cujo conteúdo é a culturacorporal de movimento, expressa nos jogos, na dança, nos esportes, nas lutas e nasginásticas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física escolar; abordagem crítica; currículo.
Physical education in the movement culture perspective: A pedagogic proposal
ABSTRACT: The purpose of this article is to show the current Physical Education (PE)curriculum of a private school, in the state of Minas Gerais, based on the critical theoriesof education and PE as well. This PE project has been implemented in the past threeyears, showing a non-tradicional way to teach this subject and presenting the possibilityof understanding PE as a subject like any other in the school, with its specificity that is tostudy and transform the human movement culture (games, sports, dance, gymnastics,martial arts).
EY-WORDS: Physical education; curriculum; educational critical theories.
Proposición pedagógica de educación física en la perspectiva de la cultura corporal
RESUMEN: El objetivo de este relato es presentar una proposición de curriculum deEducación Física, cuyos referenciales son los abordajes críticos de la educación y de laeducación física. Esta proposición de trabajo viene siendo desarollada hace tres años enel colegio “Santo Antônio” de Belo Horizonte, con resultados animadores y señalandoun camino, entre otros varios posibles, para abordar la educación física no como meraactividad escolar, sino como componente curricular de la educación básica (LDB/96)cuyo contenido es la cultura corporal de movimiento, expresada en los juegos, la danza,los deportes, las luchas y la gimnasia.
PALABRAS CLAVES: Educación física escolar; abordaje crítico; curriculum.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexadores
![](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/scopus.jpg)
![WEB OF SCIENCE (ISI)](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/isi.jpg)
![SCIELO](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/scielo.jpg)
![LILACS](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/lilacs.jpg)
![LATINDEX](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/latindex.jpg)
Bases de dados
![Portal de Periódicos da CAPES](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/portal_capes.jpg)
![DOAJ](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/doaj.jpg)
![PKP](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/pkp.png)
![ULRICHS WEB](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/ulrich.png)
![LiVre](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/livre.gif)
![CCN](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/ccn.jpg)
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.