IDENTIDADE, NEGÓCIO E ESPORTE NO MUNDO GLOBALIZADO: O CONFLITO ENTRE GUGA E OS PATROCINADORES NA OLÍMPIADA DE SYDNEY
Resumo
O objetivo do artigo é analisar como a imprensa recupera signos e significados do nacionalismo por meio de um atleta que representa, ao mesmo tempo, o capital internacional,
o Estado nacional e seus interesses. Como fonte utilizamos dezoito reportagens do jornal O Globo sobre o conflito entre patrocinadores que colocou em risco a participação do
tenista brasileiro Gustavo Kuerten nas Olimpíadas de Sydney em 2000. A análise das reportagens indica que os atores, as instituições esportivas e as empresas em cena mani-
pularam o argumento da identidade nacional para proteger seus próprios interesses. Conclui-se que a polêmica rendeu lucros em termos de imagem para todos os envolvidos no conflito.
o Estado nacional e seus interesses. Como fonte utilizamos dezoito reportagens do jornal O Globo sobre o conflito entre patrocinadores que colocou em risco a participação do
tenista brasileiro Gustavo Kuerten nas Olimpíadas de Sydney em 2000. A análise das reportagens indica que os atores, as instituições esportivas e as empresas em cena mani-
pularam o argumento da identidade nacional para proteger seus próprios interesses. Conclui-se que a polêmica rendeu lucros em termos de imagem para todos os envolvidos no conflito.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexadores
Bases de dados
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.