AÇÕES GOVERNAMENTAIS E FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Márcia Silveira Kroeff, Markus Vinícius Nahas

Resumo


Este trabalho tem como base o estudo de Kroeff (2000), realizado com base em material bibliográfico e documentos, que analisou a produção científica dos professores doutores
da área de educação física, no Brasil. O objetivo foi ampliar o conhecimento a respeito dos próprios programas de pós-graduação em que atuavam esses pesquisadores. O trabalho
realiza análise exploratória de associação de variáveis, por meio do procedimento estatístico de Análise de Correspondência Múltipla (ACM), que permitiu a classificação
dos professores estudados em três grupos, grupo A, grupo A/B e o grupo B, baseado nos itens abordados nos critérios de área de avaliação da Capes, mais especificamente no
documento do “Perfil de excelência para a área de educação física (1996/1997)”, no tópico relativo ao corpo docente. Os resultados da associação de variáveis permitiram, mais do que uma mera classificação dos professores em grupos, a visualização dos resultados relativos à qualidade dos pesquisadores formados, principalmente daqueles que
foram ao exterior para se capacitar, na ocasião de seus cursos de doutorado, e que hoje formam a suposta “elite produtiva” da área.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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