PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: INDICADORES OBJETIVOS DOS DESAFIOS E DAS PERSPECTIVAS

Eduardo Kokubun

Resumo


A pós-graduação stricto sensu em educação física no Brasil, a despeito do seu enorme crescimento desde a sua implantação em 1977, vem experimentando enormes desafios. Neste estudo, foram obtidos, da base de dados da Capes e do CNPq, indicadores objetivos da relação entre oferta e demanda de titulados, do perfil do corpo docente atuante no sistema, da capacidade instalada de pesquisa, da quantidade e qualidade da produção intelectual da educação física e de outras áreas do conhecimento. Esses dados indicam que: 1) a oferta e demanda por titulados no magistério superior poderá ser equilibrada ainda nesta década; 2) a formação do corpo docente ainda é predominantemente exógena, com formação no exterior, em humanidades ou em biológicas; 3) a capacidade instalada de pesquisa, embora quantitativamente adequada para a atual dimensão da pós-graduação apresenta desequilíbrio na distribuição entre instituições; 4) a produção intelectual é quantitativamente baixa e, quando comparada com outras áreas do conhecimento, apresenta baixa inserção internacional e baixa proporção de artigos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.