A INOMINÁVEL SANDWINA E AS OBREIRAS DA VIDA: SILÊNCIOS E INCENTIVOS NAS OBRAS INAUGURAIS DE FERNANDO DE AZEVEDO
Resumo
Neste texto analisamos a ausência de referências às mulheres “forçudas” no movimento de incentivo à exercitação feminina do início do século XX. Através das obras inaugurais
de Fernando de Azevedo, de fontes históricos e documentos disponíveis on-line, analisamos as formas de exaltação do exercício físico para as mulheres, formulados com base na
noção de “obreiras da vida”, buscando a constituição de um corpo feminino capaz de resistir ao parto e da maternidade. Analisamos também o silêncio com relação aos corpos
femininos hipertrofiados como os de Sandwina, conhecida por vencer homens em concursos de força física, entre eles Eugene Sandow. Atitudes estas que faziam parte de um
projeto que, para Fernando de Azevedo, precisava de mulheres fortes, mas não de mulheres “forçudas”.
de Fernando de Azevedo, de fontes históricos e documentos disponíveis on-line, analisamos as formas de exaltação do exercício físico para as mulheres, formulados com base na
noção de “obreiras da vida”, buscando a constituição de um corpo feminino capaz de resistir ao parto e da maternidade. Analisamos também o silêncio com relação aos corpos
femininos hipertrofiados como os de Sandwina, conhecida por vencer homens em concursos de força física, entre eles Eugene Sandow. Atitudes estas que faziam parte de um
projeto que, para Fernando de Azevedo, precisava de mulheres fortes, mas não de mulheres “forçudas”.
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