A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO OBRA DE ARTE: APROXIMAÇÕES À ESTÉTICA DO PROFESSOR-ARTISTA

Karen Lorena Gil Eusse, Valter Bracht, Felipe Quintão de Almeida

Resumo


A partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer, este estudo proporciona um diálogo entre a arte, a educac¸ão e a educac¸ão física. Na procura por abrir um caminho opcional ao dominante, oferecido pela racionalidade técnico-instrumental, discute a ideia do professor-artista. Apresenta as reflexões sobre a obra de arte nos textos do filósofo alemão, situa-as nos três grandes momentos da estrutura de uma prática pedagógica: planejamento, execuc¸ão e avaliac¸ão. As considerac¸ões finais anunciam algumas limitac¸ões da
proposta apresentada.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.