EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Aline Fernanda Ferreira, Amarílis Oliveira Carvalho, Christiano Streb Ricci, Suraya Cristina Darido

Resumo


Objetivou-se com o presente estudo analisar tanto quantitativa quanto qualitativamente a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física no Ensino Médio entre os anos de 2001 até 2011, buscando compreender o estado da arte deste componente curricular neste nível de ensino. Para isso, foram analisados livros, artigos publicados em três periódicos da área e teses e dissertações. Como resultados foram encontrados 53 publicações, o que corresponde a apenas 1,7% do total de produção na área da Educação Física, sendo 21 teses e dissertações (0,97%), 5 livros (2,17%) e 27 artigos (1,97%). Conclui-se ser fundamental haver maior compreensão acerca das especificidades da Educação Física no Ensino Médio, fato que passa pelo desenvolvimento da produção acadêmica em âmbito nacional.

Palavras-chave


Educação Física escolar; Ensino Médio; estado da arte; Cienciometria.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.