EFEITO DO TREINAMENTO COM PESOS NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA EM DEFICIENTES INTELECTUAIS

Andrea Glaucy Davim Raulino, Ciro José Brito, Jonatas França Barros

Resumo


Este estudo mediu a força muscular (isocinético) e atividades da vida diária (AVD) em deficientes intelectuais inseridos em um programa de treinamento resistido (TR). Foram medidos 40 indivíduos (21,6±4,8 anos) deficientes intelectuais (leve a severo) divididos em: grupo experimental (G1; n=20) e controle (G2). O G1 realizou 12 semanas (2 X semana) de
TR (2-3 séries; entre 60-90% de 1RM) em 8 exercícios por sessão. A análise inferencial (Split-plot ANOVA) indicou incremento da força muscular (p<0,05) e melhor desempenho nas AVD (p<0,05) no G1 pós-intervenção. Em conclusão, o TR, mesmo em alta intensidade, é benéfico e pode ser seguramente prescrito para indivíduos com deficiência intelectual

Palavras-chave


Educação Física; treinamento resistido; deficiência intelectual; dinamômetro de força muscular

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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