Uma educação pela natureza: o método de educação física de Georges Hébert

Carmen Lúcia Soares

Resumo


Diferentes concepções de natureza são inventadas pela ordem urbana no início do século XX. Fabrica?se um ideário médico?pedagógico de valorização da vida ao ar livre e de práticas educativas junto à natureza. Afirma?se naquele momento um naturismo pedagógico que não tardará a prescrever uma prática regular de jogos e de exercícios físicos ao ar livre em diferentes espaços, inclusive na instituição escolar. Para analisar esse ideário, este artigo trata de alguns aspectos da obra de Georges Hébert, cujas ideias centrais evocam um retorno à natureza a partir de distintas práticas educativas feitas ao ar livre. Como fontes primárias usamos parte da obra de Georges Hébert produzida entre 1905 e 1936.

Palavras-chave


Natureza, Educação do corpo, Método natural de ginástica, Georges Hébert

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.