PERFIL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: MODELOS, MODALIDADES E CONTRIBUTOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Janaína da Silva Ferreira, José Henrique dos Santos, Bruno de Oliveira Costa

Resumo


A formação continuada ocorre por meio de modalidades que promovem o desenvolvimento profissional do professor e influencia a prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi descrever as modalidades de formação continuada frequentadas por professores iniciantes e experientes, bem como identificar aquelas que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. O estudo se caracteriza como descritivo. A amostra consistiu de 70 professores do ensino básico do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário. A análise estatística foi descritiva. Os resultados indicam que ainda são mais frequentes as modalidades pontuais, as quais pouco contribuem para a ação reflexiva do professor.

Palavras-chave


Educação Física; educação continuada; modelos de formação; modalidades de formação

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.