A TELEVISÃO E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Sidnei Rodrigues Batista, Mauro Betti

Resumo


Abordamos a necessidade de a escola educar para a linguagem audiovisual, destacando uma perspectiva de educação física escolar que participe do processo de educação na e com a televisão, capacitando os alunos a assistirem de forma crítica as transmissões televisivas do
esporte e demais práticas corporais. Apoiando-nos nos referenciais da pesquisa “qualitativa”, realizamos uma intervenção no contexto de um programa de educação física escolar de uma série do ensino fundamental, introduzindo o uso de produção televisiva (desenho animado) como estratégia de ensino. Concluímos que houve uma aprendizagem com significado, a partir de algo que as crianças gostam, e que a educação física escolar deve superar o chavão da aula “prática”.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.