A PRESENÇA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E EM PSICOLOGIA, EM UNIVERSIDADES MEXICANA

Pedro Reynaga-Estrada, Alejandra Yazmín Landeros-Rubio, Tania Lorena Alonso Gómez, Antonio García Santana

Resumo


O presente estudo teve como objetivo comparar o peso percentual das unidades de aprendizagem de psicologia da atividade física na estrutura curricular para a formação profissional inicial e de pós-graduação nos currículos de Educação Física versus Psicologia, em universidades mexicanas. De caráter descritivo e transversal, e tendo como universo 144 currículos de Psicologia e 68 de Educação Física, o estudo mostrou que nos Programas de pós-graduação em Psicologia o peso percentual é um pouco maior (16.36) que nos Programas de Pós-graduação em Educação Física (14.33). Entretanto, ao considerarmos graduação e pós-graduação conjuntamente, o peso percentual das unidades de aprendizagem é três vezes superior nas disicplinas de Educação Física (3.13) em relação às de Psicologia (0.93).

Palavras-chave


Psicologia; esporte; Educação Física; avaliação educacional.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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