A EDUCAÇÃO FÍSICA E O FUNÂMBULO: ENTRE A ARTE CIRCENSE E A CIÊNCIA (SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX)

Mirian Kormann Hauffe, Edivaldo Góis Junior

Resumo


Este estudo teve como objetivo investigar a separação entre atividades circenses e a Educação Física, mais especificamente, a ginástica no século XIX e início do século XX. Para isto, foi realizada uma pesquisa histórica que buscou explicações e dados empíricos sobre esta relação. As fontes foram caracterizadas por textos de personagens históricas identificadas como teóricos da Educação Física no período. Os documentos foram analisados tendo como centro a mentalidade dos professores sobre os critérios para a organização de uma ginástica científica. Concluiu-se que a associação entre Educação Física e as ciências naturais identificou a ginástica como meio científico de educação do corpo. Nessa delimitação, as artes circenses eram criticadas e excluídas.

Palavras-chave


Educação Física; História; Artes; ciências naturais.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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