EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRODUÇÃO DE SABERES NO COTIDIANO ESCOLAR

André da Silva Mello, Wagner dos Santos, Marcos Vinicius Klippel, Amanda de Pianti Rosa, Sebastião Josué Votre

Resumo


Analisa os desafios e as possibilidades da intervenção pedagógica de dois professores de Educação Física na etapa inicial da Educação Infantil (seis meses a três anos) em dois Centros Municipais de Educação de Vitória (CMEIs). Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e utiliza como fontes as narrativas dos professores e
das estagiárias,2 que foram sistematizadas em portfólios. A análise dos dados indica que os desafios da intervenção estão relacionados com as especificidades do comportamento infantil e com as rotinas estabelecidas nos CMEIs. Quanto às possibilidades de ensino, sobressaem
práticas pedagógicas que concebem a criança como “sujeito de direitos” e a centralidade da brincadeira e do jogo na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.

Palavras-chave


Educação Física; Educação Infantil; jogos e brincadeiras; prática de ensino.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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