“ESSANEGRANÃO!” A PRÁTICA POLÍTICA-PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA NEGRA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: UM ESTUDO DE CASO

Maíra Lopes de Araújo, Vicente Molina Neto

Resumo


Estudo de caso etnográfico, realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – Brasil (RMEPA), cujo objetivo é compreender a prática político-pedagógica de uma professora negra de Educação Física em uma escola pública, considerando os conceitos, valores e atitudes construídos ao longo de sua história de vida. O interesse na investigação está amparado na trajetória pessoal de um dos autores e na curiosidade epistemológica de ambos na relação gênero e relações étnicas no Brasil. A opção por esta colaboradora foi construída a partir da negociação de acesso às informações junto à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Adotamos o critério de representatividade tipológica na escolha da colaboradora: professora negra de Educação Física. Os instrumentos de coleta de informações foram: análise de documentos, observações com registro em diário de campo e entrevista semi-estruturada. As categorias de análise emergem do campo, isto é, as informações recolhidas foram agrupadas em unidades de significado e, posteriormente, organizadas em categorias de análise
para aprofundamento da reflexão sobre o tema. Inspirado na análise de discurso, o processo analítico, destaca que a prática político-pedagógica da professora colaboradora está
fortemente influenciada pelas relações interpessoais que estabeleceu na escolarização e em sua formação inicial.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.