ENTRE O “NÃO MAIS” E O “AINDA NÃO”: PENSANDO SAÍDAS DO NÃO LUGAR DA EF ESCOLAR II

Fernando Jaime González, Paulo Evaldo Fensterseifer

Resumo


O presente texto desenvolve-se a partir da consideração deque a educação física (EF) escolar brasileira passa por um processo de transformação que nos coloca, por um lado, diante do abandono de um discurso legitimador centrado no “exercitar-se para...” e, por outro, nas dificuldades encontradas na construção e efetivação de um novo modo de legitimação no espaço escolar. Apontamos como perspectiva para enfrentamento desse desafio a possibilidade de a EF produzir respostas que levem em conta a especificidade da instituição em que se encontra, identificando o campo de conhecimento que lhe é particular e o modo como os conhecimentos são tratados. Por fim, reconhece que tal tarefa, como a República, em uma sociedade democrática, é tarefa de todos os implicados. Nesta parte do texto procuramos dar conta de um segundo movimento, que consiste em uma explicitação da tarefa da EF enquanto componente curricular no interior desta instituição republicana denominada escola.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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