METODOLOGIA E DIDÁTICA PEDAGÓGICA DA PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS - PROGRAMA FLUIR MOVIMENTO (PARTE I)

Luciliane Cavalcante Milhome, Izabela Santos Freitas, Celeste Aparecida Prado Santos, Welington Pires Vieira, Marcela Rodrigues de Castro

Resumo


Objetivo: propor metodologia e didática pedagógica no uso das tecnologias na mediação da atividade física para idosos. A primeira fase envolveu a capacitação de 12 discentes para o uso de tecnologias na mediação do movimento humano. Na segunda fase, 24 idosas foram submetidas ao protocolo de atividade física remota construído. Foram delineados parâmetros do treinamento (volume, intensidade, velocidade) e elencados princípios metodológicos específicos para essa atividade e população considerando o isolamento social (vocabulário, linguagem corporal, voz de comando, organização espacial, auto dica tátil). As percepções dos discentes e idosos acerca dos impactos sobre sua formação e saúde geral, respectivamente, serão apresentadas no próximo número dos Cadernos de Formação RBCE.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.