Educação Física escolar: espaço de questionamento das masculinidades hegemônicas?

Marcelo Moraes e Silva, Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Evelise Amgarten Quitzau

Resumo


Com a redemocratização brasileira a discussão de gênero passou
a figurar na agenda pública nacional, fazendo parte também de políticas
educacionais. Entretanto, um avanço conservador da sociedade, evidenciado
nas eleições de 2018, deixou clara a implantação de um discurso em que uma
masculinidade hegemônica se faz presente. Nesse ensaio, procurou-se refletir
de que forma a escola e, mais especificamente a Educação Física podem contribuir
para problematizar esse discurso. Apesar de estudos apontarem que
esses espaços educacionais ainda reproduzem uma masculinidade hegemônica,
eles se apresentam como bastiões de discursos que promovem igualdade
e respeito às diferenças. Na Educação Física, isso pode ser evidenciado pelo
debate em torno das aulas mistas, iniciado na década de 1990.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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