Processos coeducativos empoderadores emergentes da metodologia da experiência crítico-afetiva

Ana Cristina Gabriel Pereira, Osmar Moreira de Souza Junior

Resumo


O presente estudo é fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado
Profissional em Educação Física, realizada nas aulas de Educação Física
de uma escola pública municipal. O recorte da pesquisa aqui apresentado
tem por objetivo analisar os processos coeducativos empoderadores na
perspectiva discursiva, emergentes da implementação de uma unidade didática
orientada pela Metodologia da Experiência Crítico-Afetiva (MECA).
Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de 6º ano. Os
resultados do recorte ora apresentados evidenciam processos coeducativos
relacionados à autoconfiança e ao orgulho de ser mulher; processos
coeducativos da conscientização sobre o direito de escolha, o direito de
jogar e sobre o machismo; e processos coeducativos de enfrentamento dos
preconceitos e de autoafirmação.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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