ATLETISMO NA ESCOLA: ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO

Adelson Almeida Costa, Diego Luz Moura

Resumo


RESUMO

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de uma unidade de ensino de atletismo com materiais alternativos. Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva que teve como instrumentos de coleta de dados, questionários semiestruturado, observação e o diálogo com os participantes. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do Piauí, com 37 estudantes do ensino fundamental II. A escassez de material e a falta de estrutura adequada eram os principais obstáculos para o ensino do conteúdo atletismo. Com isso surgiu a ideia de um projeto que pudesse adaptar os materiais para auxiliar a prática pedagógica do professor. O conteúdo foi explorado nas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal, e possibilitou a vivência teórica e prática do conteúdo.

Palavras-chave: Atletismo; Educação Física Escolar; Materiais Alternativos; Ensino.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.