QUESTIONANDO A MASCULINIDADE HEGEMÔNICA A PARTIR DO “CAÇADREZ”: UMA BOA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO?

Weslei da Mota, João Pedro Lezan

Resumo


Partindo de um relato de experiência, este trabalho propõe apresentar o jogo “Caçadrez” como uma boa prática educativa, podendo ser utilizada como forma de abordar as relações de gênero excludentes estabelecidas entre os alunos e alunas nas aulas de Educação Física. A atividade em questão foi realizada com turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio, em um colégio da Rede Estadual de Ensino do Paraná, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no mês de março de 2017. Consideramos o “Caçadrez” uma excelente forma pedagógica de abordar, de maneira crítica, os comportamentos e discursos que auxiliam na construção e reafirmação da masculinidade hegemônica, constituindo- -se assim como uma boa prática educativa em busca da humanização das relações sociais.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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