A PERFORMANCE ART COMO PROPEDÊUTICA DA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA DISCIPLINA “FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CORPO”

Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova, Fabio Zoboli

Resumo


O relato aqui apresentado é fruto de uma experiência desenvolvida no seio da disciplina “Filosofia, Educação e Corpo” com estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A proposição interventiva pretendeu apresentar a Performance Art enquanto uma propedêutica no que tange a preparação ou estruturação da experiência. Os conhecimentos experimentados a partir da performance art tiveram como objetivo pensar os conteúdos trabalhados na disciplina através da arte “sentida no próprio corpo”. Como resultado tivemos o relato de depoimentos dos alunos anunciando a importância da experimentação do “texto corporal” através da arte numa cultura acadêmica que prima pela mentalização. 


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.