SABERES E MOVIMENTO – O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Jaciara Oliveira Leite, Dayse Alisson Camara Cauper, Poliana Carvalho Martins

Resumo


Este texto trata sobre algumas experiências pedagógicas desenvolvidas por licenciandos, em 2010 e 2011, na disciplina de estágio em Educação Física no campo da Educação Infantil. O estranhamento dos estudantes com as crianças pequenas, as dúvidas sobre o que ensinar e a organização do trabalho pedagógico da Educação Infantil, bem como o compromisso pedagógico e a criatividade das propostas, são fontes desta reflexão. Assim destacamos: a importância de que as crianças vivenciem os saberes motoramente, brincando e tendo contatos iniciais com seus significados histórico e cultural; a reciprocidade nas contribuições entre os campos do conhecimento da Educação Física e da Educação Infantil e o trabalho coletivo para uma educação que vise à formação humana das crianças numa perspectiva global.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.