AS SIGNIFICAÇÕES DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Iara Patrícia Alves Leite, Julieli Malini Vargas, Beatriz dos Santos Garcez

Resumo


Buscou-se analisar por meio de um relato de experiência no ano letivo de 2011 as significações e os aspectos inerentes à construção de jogos nas aulas de Educação Física por alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola em Serra – ES. As sete aulas realizadas com a temática: reconstrução do jogo pique bandeira, baseadas na concepção Crítico Emancipatória de Kunz e na Abordagem Sóciointeracionista de Vygotysky. Pode-se analisar que os aspectos inerentes do jogo como: a cooperação, a competitividade, o raciocínio sobre estratégias e a resolução de problemáticas foram desenvolvidos pelos alunos durante as aulas bem como a discussão sobre as significações do jogo e suas representações para os mesmos.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.